Comparecer às aulas é imprescindível, estudar em casa e revisar é fundamental. Mas de que adianta tudo isso se você não consegue memorizar a maior parte do conteúdo?

Esquecer algumas coisas é totalmente normal e faz parte do processo de armazenamento de informações do cérebro, mas há grandes chances de que você tenha adquirido alguns hábitos que podem reduzir a sua capacidade de memorizar novos dados.

Veja a seguir 6 erros que você não sabe que está cometendo. Mas fique atento: se o seu caso de perda de memória for sério, é importante consultar um médico.

1- Rotina exaustiva

Qual foi a última vez que você se divertiu com seus amigos, ou reservou algum tempo para desfrutar de um hobby ? Não é incomum que os estudantes mantenham rotinas altamente exaustivas, com horas contínuas de estudos. Afastam-se dos amigos, deixam de lado atividades que gostam e vivem dia após dia apenas para o vestibular e o Enem. O resultado disso é o aumento dos níveis de estresse do corpo e do risco de desenvolver ansiedade e depressão.

E o que isso tem a ver com a sua memória? A exaustão, a ansiedade e a depressão estão na lista dos principais inimigos dela. Os três problemas elevam os níveis de cortisol do cérebro – o chamado hormônio da exaustão -, e a abundância do hormônio causa a perda de neurônios e sinapses, o que leva à atrofia do hipocampo, região do cérebro responsável pela memória.

Por isso, tire um tempo para relaxar. Você pode se divertir com os amigos, estar com a família, praticar algum hobby ou apenas ficar de bobeira. O fundamental é que se distraia um pouco e tenha em mente que essas horas não são desperdiçadas, mas sim, indispensáveis para o seu bem-estar.

2- Dormir mal

Dormir menos para estudar mais. Quem nunca fez isso durante a escola e o curso pré-vestibular? O problema é que o sono e a qualidade dele afetam diretamente as funções intelectuais, já que é durante esse período que o cérebro armazena o conhecimento e as novas experiências.

Se você sacrifica suas horas de sono para estudar, pode apresentar não apenas uma alteração da memória, mas também irritabilidade, redução do desempenho, distúrbio da concentração e fadiga. A longo prazo, a falta de sono pode desencadear até mesmo depressão.

Então comece a poupar entre 7 e 8 horas de seu dia para dormir. E é necessário que seja uma boa noite de sono, já que o armazenamento de novas informações ocorre na fase REM (Rapid Eye Movement), a última fase do sono. Com isso, no dia seguinte, o cérebro é capaz de armazenar mais informações, e você pode manter a concentração durante os estudos.

3- Má alimentação

A próxima vez que sua mãe disser para não substituir uma refeição por “bobagens” como salgadinhos e doces, é bom você dar ouvidos.

Já está comprovado cientificamente que a abundancia de gorduras saturadas e açúcar causa a inflamação do hipocampo, área do cérebro associada à memória verbal e espacial. Ademais, pessoas que não ingerem as quantidades diárias adequadas de vitamina B1 podem sofrer com perda de memória.

4- Sedentarismo

Praticar exercícios físicos de 3 a 5 vezes por semana faz parte da fórmula de uma vida saudável. Quem está estudando para o vestibular e o Enem sabe que é complicado tirar um tempinho para realizar algum exercício, mas se você conseguir, estará cuidando tanto de sua saúde quanto de sua memória.

Cientistas que estudam os efeitos da atividade física na memória descobriram que a prática de exercícios físicos auxilia a liberar substâncias químicas que protegem as células do cérebro e fazem com que elas durem mais. Ademais, exercícios físicos estimulam a produção de novos neurônios e aumentam a atividade cerebral. E você sabia que a perda de neurônios e a diminuição de sua funcionalidade são fatores que afetam a sua memória ?

5- Prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo

Já se deu conta que seus estudos rendem menos quando você da uma olhadinha no celular de 5 em 5 minutos ou deixa a TV ligada o tempo todo?

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Sussex, nos Estados Unidos , a utilização simultânea de dispositivos de mídia como celulares, computadores e Televisores pode estar alterando a estrutura do nosso cérebro. E essa pesquisa está de acordo com outros estudos que mostram as relações entre a atividade multitarefa e a falta de atenção, além de problemas emocionais, como depressão e ansiedade.

6- Bebidas alcoólicas

O abuso no consumo de bebidas alcoólicas é cada vez mais visível entre os jovens, apesar de a legislação proibir a venda de bebidas a menores de 18 anos.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Unifesp, em 2010, 79% dos adolescentes já beberam alguma vez na vida e 32% dos alunos do ensino médio consumiram álcool em excesso no mês anterior à pesquisa. E dentre as inúmeras sequelas do abuso no consumo de álcool está a perda de memória.

Isso ocorre porque o álcool toma o lugar da glicose nas células nervosas, sem oferecer a mesma quantidade de energia. Isso afeta o funcionamento do cérebro e prejudica o processo de memorização. E não pense que essa perda de memória é apenas pontual – quem bebe grandes quantidades de álcool com frequência, pode ter sequelas irreversíveis no sistema nervoso, como lapsos de memória.

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