Alguma vez você já sentiu que, por mais que estudasse muito, não conseguia ter um bom progresso do conteúdo revisado? Isso acontece porque passar horas sobre livros e resumos pode não ser a melhor maneira de aprender. Ter dedicação integral aos estudos não quer dizer que você deve ver completamente todas as matérias todos os dias. Para que as leituras e as questões resolvidos sejam eficientes, é fundamental ter organização. Com um cronograma de estudos bem estabelecido, pode poderá perfeiçoar o aprendizado.

“Possuir um cronograma de estudos é o diferencial para fixar e agilizar o processamento do aprendizado, e na criação de bons hábitos de estudo, auxiliando o concorrente a chegar ainda mais perto da faculdade dos sonhos”, diz o diretor pedagógico e professor de Português do Descomplica, Eduardo Valladares. Compreender melhor o conteúdo não tem nada a ver com passar 12 horas seguidas estudando. Para mandar bem no Enem e vestibulares, é necessário pensar em uma estratégia de estudos.

Observar sua rotina, seu tempo livre, respeitar as horas de diversão e utilizar métodos para aumentar o desempenho do tempo de revisão, são algumas medidas essenciais para ir bem na preparação para os processos seletivos. Veja a seguir as dicas que o professor separou para te auxilar a montar um cronograma de estudos excelente.

1) Conheça sua rotina

Resultado de imagem para rotina

O cronograma deve ser adaptado à sua rotina: não adianta nada montar um planejamento com base em tempo que você não possui. Portanto, analise sua rotina e pense em quais horários já estão cheios com atividades como aulas, cursos, lanches, e, a partir disso, calcule qual o tempo disponível para se dedicar aos estudos.

Inclua no cronograma as tarefas fixas do seu dia e em quais horários elas são efetuadas. Anote também os momentos particulares para estudar. Não se esqueça de pensar nos incidentes e no tempo de locomoção, por exemplo, do pré-vestibular para casa! Separe um tempo livre na agenda para a margem de erro, no caso de o planejamento não sair exatamente como você imaginou.

2) Estabeleça horários para estudar

Resultado de imagem para defina horarios para estudar

Depois de colocar as atividades diárias, preencha o cronograma com os horários das classes. Coloque as que você vai ver na escola ou no pré-vestibular e também as aulas online, caso você estude sozinho em casa. Separe um tempo instantaneamente após as aulas, de cerca de uma hora, para organizar as anotações sobre os tópicos vistos.

Classes vistas e anotações ordenadas. Agora é o momento de aprofundar os estudos sobre os conteúdos. Defina um horário para pesquisar mais sobre o tema, investigar outras fontes, ler o capítulo completo no livro. Certifique-se de especificar horários para cada atividade: estudo, anotações, exercícios, aprofundamento, revisão. Deixe tudo organizado.

3) Tenha um local de estudos

Resultado de imagem para local de estudos

Para ter um bom desempenho, é necessário organizar não só a rotina, mas também o local em que você passará tempo se dedicando aos estudos. Nada de ler e fazer anotações cada dia em um lugar. Deixe o sofá e a cama de lado e estabeleça um lugar fixo para estudar, onde estarão todos os materiais necessários: livros, apostilas, blocos de notas, cadernos, resumos anteriores. É fundamental que o local de estudos seja organizado e limpo. Se possível, fique longe de distrações. Deixe o computador e o celular para outra hora.

4) Escolha uma técnica para estudar

Resultado de imagem para metodos e tecnicas para estudar

Você já pesquisou sobre dicas de estudo? Elas te auxiliam a organizar a maneira de estudar e melhoram sua capacidade de aprendizagem. O professor Eduardo Valladares separou dois métodos que podem descomplicar sua rotina.

  • Método Pomodoro: A Técnica Pomodoro foi elaborada por um universitário italiano para melhorar a capacidade de concentração. Ela constitui-se em reservar momentos para estudo sem qualquer tipo de interrupção, intercalados com períodos de descanso. A dica é estudar sem parar por 25 minutos. Evite as distrações e cronometre vinte e cinco minutos: 10 minutos para ler a matéria, por exemplo, e outros 15 para montar um resumo. Ao final da contagem, descanse por 5 minutos (siga o método, nada de continuar realizando exercícios, hein!), e depois tome outros 25 minutos para estudar e assim por diante.
  • Curva do esquecimento: Sabe aquela impressão que os dias vão passando e você já está se esquecendo de tudo que estudou na semana passada? Pois é, o método da curva do esquecimento tem por objeto impedir que isso aconteça. Por essa razão, você precisa fazer revisões continuas das matérias. A técnica estabelece três revisões para cada conteúdo estudado: uma 24 horas depois, outra depois de sete dias e outra depois de um mês. Utilize os resumos que você mesmo fez. Quando você utiliza o material que produziu, o tempo gasto para relembrar as matérias é menor.

5) Se planeje para incidentes!

Imagem relacionada

Por mais que você se organize, algumas ocorrências podem sair do controle. Fique tranquilo! Incidentes acontecem e você tem que estar preparado para eles. Por esse motivo, dedique um tempo em cada dia para compensar qualquer fato imprevisto. Planeje sempre a próxima semana separando uma hora na sexta-feira anterior para atualizar o cronograma, caso você queira fazer alterações.

6) Separe um tempo para relaxar e se divertir

Resultado de imagem para divertindo com amigos Por mais que você ache importante estudar, lembre-se que também é necessário respeitar seu corpo e seu organismo. Dê um tempo para você e adicione ao cronograma horários reservados para relaxamento e também para diversão. Inclua no planejamento atividades como teatro, esportes, encontro com amigos, momentos para ver séries, etc.

Programe-se também para o fim de semana. Se você vai passar um tempo estudando, separe um momento maior para sair, ir ao cinema, shopping, comer com a família, etc. É fundamental que você consiga relaxar e se distrair. Afinal de contas, o cansaço é muito prejudicial para a aprendizagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here