Você conhece o Método Pomodoro ? Certamente sim, pois ele é muito conhecido. Mas se não, fique calmo, a gente explica. “Pomodoro”, em italiano, significa “tomate”. Mas, não, você não vai precisar de um tomate para por em prática esse método de estudo. Esse nome foi adotado depois que o criador, o italiano Francesco Cirillo, utilizou um daqueles cronômetros de cozinha em forma de um tomate para gerenciar melhor o seu tempo.

Preparada no final da década de 1980, o método baseia-se na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem aprimorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Após várias pesquisas, Francesco chegou ao período de 25 minutos como sendo o tempo perfeito para esses blocos, também renomados como “pomodoros”.

Resultado de imagem para metodo pomodoro

 

O método funciona da seguinte maneira:

1) Primeiro, você vai criar uma lista com as tarefas que precisam ser feitas.

2) Depois de criar a lista, você vai programar o seu despertador para tocar em 25 minutos.

3) Depois, vai escolher uma das tarefas e trabalhar nela sem pausas ( nada de entrar no instagram ou whatsapp ok ? ).

4) Assim que o despertador tocar, você vai fazer uma pausa de 5 minutos (a recomendação mais apropriada é que você se levante e realize algum exercício, como caminhar ou alongar, mas vale qualquer outra coisa que ajude a relaxar).

5) Quando acabar sua pausa de 5 minutos, então vai irá retomar a tarefa por mais um “pomodoro” (25 minutos). A cada cinco “pomodoros”, realize uma pausa mais extensa de meia hora, até retornar ao trabalho.

6) Então, risque a tarefa de sua lista assim que concluí-la com um marca texto.

Faça isso diariamente sempre que precisar estudar. Comece fazendo a lista diária (isso auxilia a determinar o seu foco) e anote quantos “pomodoros” utilizou, ao lado de cada tarefa de sua lista. A ideia é que, ao longo do tempo, você descubra quantos “pomodoros” utilizou para realizar suas atividades (isso vai te auxiliar a estimar prazos).

Como nem tudo é um mar de rosas, temos algumas observações quanto a técnica:

– Quando o criador do método diz que é para fazer “sem pausas”, é sem pausas mesmo. Você só vai parar se for algo extremamente urgente. Se lembrar de alguma coisa que precisa fazer ou tiver uma ideia enquanto realiza um “pomodoro”, anote em um papel como “atividades não planejadas” e volte a trabalhar até concluir os 25 minutos. Se a pausa for externa (seu pai chamando, ou o chefe ligando) e não der para adiar, você precisa cancelar o “pomodoro” e começar outro quando retomar. É uma técnica bem rígida, justamente para evitar distrações e forçar a sua concentração.

– O intervalo de até 5 minutos pode ser pouco, se a atividade mental tiver sido muito exaustiva. A nossa sugestão é que você descanse mais, se precisar, para não correr o risco de voltar para a próxima etapa de estudos esgotado (só não vale uma pausa de dois dias, certo? :D).

– Muitas vezes você já está entusiasmado com um trabalho, mas os 25 minutos estão acabando e você acaba fazendo a pausa. Isso pode fazer com que você demore um pouco mais para se concentrar novamente. Esse é outro prejuízo… O que você acha de tentar encontrar o melhor tempo para você? Faça testes e adapte o tempo à atividade que estiver fazendo.

– Para atividades que demandam de um maior esforço criativo, como por exemplo fazer uma redação, esse método pode não funcionar. A “inspiração” nem sempre aparece quando a gente quer, e muito menos quando o tempo é limitado a 25 minutos. Expandir esse prazo pode dar mais certo, uma vez que as próprias bancas dos vestibulares sugerem reservar no mínimo 1 hora para a produção do texto.

O método Pomodoro é muito interessante para desviar-se da procrastinação (afinal de contas, um “pomodoro” só dura 25 minutos, é relativamente fácil controlar a ansiedade para não mexer no celular por esse tempo, né?) e é uma boa para aqueles que precisam de uma ajuda para se concentrar. E aqui um conselho: se for necessário, procure a melhor forma de adaptar o método a sua necessidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here