Resultado de imagem para branco na hora da prova

Um dos grandes pânicos dos estudantes é o de “dar branco” no momento de fazer uma prova. O branco, ou bloqueio, é a incapacidade momentânea de recuperarmos uma informação aprendida. Temos consciência de que sabemos, mas não conseguimos lembrar – e o dado parece estar tão perto de ser lembrado, que dizemos que “está na ponta da língua”.

A ótima notícia é que dá pra evitar isso. E, mesmo se acontecer no momento da prova, não há razão para desespero. “É fundamental que o vestibulando esteja ciente de que ele não esqueceu: o conteúdo está em seu cérebro, mas momentaneamente inacessível; por isso, sem pânico!”, assegura o pesquisador em psicobiologia e especialista em memória Cleanto Paula, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A maneira mais eficiente tanto de evitar quanto de lidar com o esquecimento é entender por que ele ocorre. Para isso, leia a conversa que tivemos com Cleanto.

(Fonte: accordingtodevin.tumblr.com - Giphy)

DE: Por que ocasionalmente, ocorre o esquecimento (branco) no momento da prova?

Cleanto: O bloqueio ocorre normalmente em situações estressantes. Nessas situações, as glândulas adrenais (que ficam acima dos rins) liberam o hormônio cortisol na corrente sanguínea. Esse hormônio irá promover mudanças no funcionamento de diversas partes do corpo, incluindo o cérebro. Isso aflige as funções cognitivas e, no caso da memória, afeta a recordação. É natural que tenhamos complicações de lembrar algo quando estamos em uma situação estressante. Isso faz parte do repertório de mudanças fisiológicas e cognitivas que apresentamos nessas situações, as quais também incluem taquicardia (coração acelerado), boca seca e sudorese (principalmente na palma das mãos).

DE: O esquecimento costuma ter uma permanência fixa?

Cleanto: Na maior parte das vezes, o bloqueio desaparece depois de pouco tempo, com a pessoa relembrando a informação em dois ou três minutos. Porém, ocasionalmente, a informação pode ficar bloqueada por dias.

DE: Existe alguma maneira de impedir isso?

Cleanto: Para impedir isso, o mais correto a se fazer é optar por estratégias que impedem um episódio intenso de estresse no momento da prova. Assim, é essencial que o vestibulando tenha uma ótima noite de sono nos dias anteriores ao exame, principalmente na véspera. O sono, além de possuir um efeito relaxante sobre o indivíduo no dia seguinte, é fundamental para que o conteúdo estudado torne-se uma memória estável e definitiva. Exercício físico também pode aliviar o estresse.

DE: O que fazer se der um “branco” no momento da prova?

Cleanto: Como foi dito, na maior parte das vezes, o branco desaparece e a informação antes bloqueada, fica disponível à lembrança depois de poucos minutos. É fundamental que o vestibulando esteja ciente de que ele não esqueceu: o conteúdo está fixo em seu cérebro, mas momentaneamente inacessível. Desta forma, ele pode pular para uma outra questão e depois, quando estiver mais relaxado, voltar à questão inicial. Se caso a pessoa conseguir lembrar algo, por mais geral ou pouco que seja, será benéfico refletir ou escrever a respeito. Nossa memória trabalha como uma cadeia de informações ligadas entre si. Então, quando o vestibulando elabora uma parte do conteúdo, ele está ativando uma parte desta cadeia em seu cérebro, que, por sua vez, simplifica a ativação de toda a cadeia, e a recordação do conteúdo completo.

DE: Como a ansiedade prejudica a memória? 

As pessoas que tem muita ansiedade, possuem muito mais chances de ter um branco no momento da prova. Mas existem condições que elevam a possibilidade de ocorrer esse bloqueio, normalmente porque beneficiam episódios de estresse, como falta de sono e consumo de bebidas cafeinadas (café, refrigerante, etc.). Vestibulandos devem sempre evitar falta de sono, pois é extremamente ruim para a memória; devem também evitar o excesso de cafeína e, no caso dos mais ansiosos, considerar não consumir.

Eu sempre dou ênfase a essa questão do sono pois é muito comum entre os estudantes, virar a noite estudando. Além de desfavorável à saúde, isso impede a consolidação da memória para um longo prazo. O mais correto a se fazer é estudar durante o dia e dormir as horas que o corpo precisar durante a noite, possibilitando assim, que a informação se torne um traço permanente em nossa memória, e, portanto, acessível meses ou anos depois. Sem o sono, a memória tende a durar pouco, e logo, ser esquecida.

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