Os finais de semana mais esperados do ano pela maioria dos estudantes estão chegando. Dias 4 e 11 de novembro serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Logo depois, no dia 15, ocorre a primeira fase da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em seguida, é a vez da primeira etapa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) em 19 e 26 de novembro, respectivamente.

Este mês será uma verdadeira maratona para quem vai prestar todos esses vestibulares. Para manter a calma na reta final de estudos e preparar-se fisicamente e emocionalmente, é essencial manter uma rotina pautada.

“O estudante deve seguir uma rotina de estudos, de descanso e alimentação. Essa não é a hora de passar noites sem dormir ou pular refeições para estudar. Isso é o mais inapropriado de ser feito para o equilíbrio emocional. Também é fundamental ter consciência para não cometer excessos devido a ansiedade”, sugere Mariana Stockler, diretora do Colégio Stockler.

Outra orientação para as semanas que antecedem as provas é não apressar o ritmo de estudos. Segundo Mariana, o melhor que se deve fazer é continuar na mesma intensidade que já era seguida antes, desde que não leve o estudante ao esgotamento.

Para os alunos que estão tranquilos e confiantes em relação aos conteúdos dos exames, agora é o momento para se concentrar nos pontos da curva. “Nessa estratégia é necessário separar o que é dominado pelo vestibulando e o que ele sabe pouco. Ao se concentrar no que já sabe, os pontos das questões que cobrarem esses temas estarão garantidos. Já quando ele estuda o que não sabe, fica mais fácil de superar a dificuldade e garantir mais acertos por causa do esforço maior nessa fase final”, explica a diretora.

Por outro lado, para o aluno que está preocupado e inseguro, a estratégia mais eficaz é fazer uma “varredura de tudo”, no entanto, sem aprofundamentos. “Só para que ele tenha a sensação de familiaridade e não entrar em pânico por acreditar que não entende nada”, diz Mariana.

Uma recomendação que pode ser feita por todos que estão se preparando para a maratona é resolver edições anteriores da prova que vai prestar. “Mais do que aprender o conteúdo, isso dá uma experiência ao tipo de questão, mostra como o tema é abordado e ajuda a traçar uma estratégia.”

Véspera de prova

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No dia anterior à realização de um vestibular, a sugestão é descansar e se organizar para o exame. As dicas são: conferir o caminho que deve ser feito até o local da prova, separar os documentos obrigatórios e materiais que serão usados e pensar em quais lanches levar.

Mariana diz que todas essas pequenas atitudes são necessárias para que o aluno se sinta mais confiante e mantenha o controle da situação.

A diretora do Colégio Stockler ainda acrescenta: “Não se deve estudar na véspera de prova de maneira nenhuma. Para descansar e relaxar, é importante assistir a um filme. Ademais, evitar atividades extremas que possam machucar”.

Alimentação

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Se alimentar bem faz parte da preparação do estudante. Isso significa que é essencial fazer todas as refeições diárias, como café da manhã, almoço, janta e até mesmo lanches leves intercalados.

Para o dia da prova, a sugestão é deixar de lado a feijoada e optar por alimentos mais leves e de fácil digestão. De acordo com Mariana, uma boa opção para consumir no decorrer da prova são frutas, chocolates e bastante água. Além de serem alimentos que dão energia, são de fácil manuseio. “Vale a pena investir na simplicidade e em alimentos que o vestibulando já sabe que o organismo aceita.”

Ansiedade

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Um sentimento muito comum entre os candidatos nesta época é a ansiedade. O problema é que se isso não for controlado, pode provocar problemas físicos e até refletir no resultado final.

“Caminhar é muito bom para controlar um pouco a ansiedade pré-vestibular, mas sem excessos. É só para transmitir bem-estar e ajudar a dormir. Realizar atividades ao ar livre e produzir vitamina D tomando um banho de sol por pelo menos 15 minutos ao dia, também costumam acalmar”, diz Mariana.

Contudo, caso ocorra uma crise de ansiedade no meio do exame, a principal dica é levantar, ir ao banheiro, jogar uma água no rosto, respirar fundo e comer algo. “Todos esses movimentos ajudam a acalmar”, declara a diretora.

Sucesso nas provas!

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